-A A +A
Alegre - ES

Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Anexo da ata da reunião do Colegiado do Curso de Medicina Veterinária/CCAE/UFES, do dia 05/07/2017 – aprovado pelo colegiado

 

REGULAMENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA DA UFES

 

 

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

 

O trabalho de conclusão de curso (TCC) de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Espírito Santo é parte integrante do currículo do curso de graduação em Medicina Veterinária desta IFES, devendo seguir a normatização abaixo prevista, elaborada pelo Colegiado do Curso de Medicina Veterinária da UFES.

O objetivo do TCC é consolidar os conteúdos vistos ao longo do curso num trabalho prático de pesquisa experimental, relato de casos ou ainda revisão de literatura.

O desenvolvimento deste trabalho deve possibilitar ao aluno a integração entre teoria e prática, verificando a capacidade de síntese das vivências do aprendizado adquiridas durante o curso. O TCC deverá ser apresentado sob a forma de como trabalho de monografia de forma sistematizada e completa.

 

Art. 1. O TCC deverá ser realizado durante 2 semestres, sendo o TCC 1 uma disciplina de realização do projeto de TCC e a disciplina TCC 2 a disciplina de apresentação do TCC final, sob a forma de escrita e oral.

 

Art.2. O discente deverá escolher um orientador e tema para a realização do TCC, dentro da área de atuação dos professores do curso de Medicina Veterinária ou afins, que poderão recomendar atividades complementares que subsidiem o trabalho proposto pelo aluno.

 

Art.3 Cada professor pode orientar no máximo 4 (quatro) alunos simultaneamente. Dessa forma, o discente deverá consultar a disponibilidade dos professores habilitados a orientar trabalhos de conclusão de curso no período anterior ao de realização da disciplina TCC 1.

 

 

Art.4. O discente deverá seguir as regras propostas para a elaboração do projeto e TCC, conforme documento em anexo (Anexo 1), para ambas as disciplinas. Vale ressaltar que devem ser seguidas as regras do modelo, sendo essas conferidas pelo docente que ministrará a disciplina TCC2.

 

Art 5. O orientador, em comum acordo com o discente, deverá escolher os membros da banca examinadora para a disciplina TCC 2, que deverá ser composta de 2 (dois) professores ou profissionais da área tema do TCC e o orientador. Vale ressaltar que o membro deverá ter no mínimo, diploma de graduação e sem grau de parentesco com o discente.

 

Art. 6 . A entrega do trabalho escrito do TCC aos membros da banca deverá ser realizada com um mínimo de 15 dias da data de apresentação, sendo que a apresentação deverá ser agendada pelo professor da disciplina TCC2 com no máximo 30 dias após o inicio do período do calendário acadêmico vigente.

 

Art. 7. O TCC deverá ser defendido perante à banca examinadora numa sessão aberta ao público. Para esta defesa o discente poderá utilizar os meios didáticos que julgar mais adequados, considerando um tempo de 30 minutos para a apresentação, com posteriores questionamentos da banca.

 

Art.8. Para a avaliação das disciplinas, deverá ser utilizado o formulário de avaliação do orientador para a nota da disciplina TCC1 e os formulários dos membros da banca, para a avaliação do TCC2, devendo o discente atingir a média 7,0 para aprovação na disciplina (Anexo 2).

 

Art 9. Após a sua aprovação, o aluno deverá executar eventuais correções e alterações sugeridas pela banca. Após a aplicação destas correções, o aluno deverá submeter o arquivo com o texto do TCC ao orientador, que fará uma revisão final. Feita esta revisão, a versão final deverá ser entregue em forma digital ao professor da disciplina TCC 2 até data estabelecida pelo professor responsável pela disciplina.

 

Art. 10. Se a nota do discente na apresentação perante a banca for entre 5,0 e 7,0, o discente deverá reapresentar o trabalho escrito e oral, com as correções sugeridas. Nesta nova avaliação é exigida a nota mínima 5,0.

 

Art. 11. No caso de reprovação, o discente deverá procurar o colegiado para indicação de novo orientador.

 

Art. 12. Outras disposições serão resolvidas pela coordenação do curso de Medicina Veterinária da UFES.

 

Art. 13. O aluno, orientador e os membros da banca receberão certificado de aprovação no TCC confeccionado pelo professor responsável pela disciplina TCC 2  (Anexo 3).

 

 

Alegre, 29 de junho de 2017.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Alto Universitário, s/nº - Guararema, Alegre - ES | CEP 29500-000